quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Deutsch Kurs

Eu e Fabiano estudamos alemão há mais de 1 ano - somos colegas - e até agora não conseguimos aprender o bastante para sair falando por aí, sabemos coisas básicas, pedidos em lojas e restaurantes, pedir informações e só! Eta linguinha difícil essa! (mas com certeza mais fácil do que o húngaro). Tenho esperança que ainda iremos aprender...
Hoje de manhã foi nossa última aula do ano, fizemos vários diálogos que a professora nos passou, mas você conhece índio? Pois é, foi mais ou menos assim...
Agora, aula só em fevereiro pra mim, e que a professora não me escute, mas, até lá já vou ter esquecido quase tudo...aiaiai!
Só sei que agora é férias... e não quero saber de mais nada!


Na escola Katedra


Fabiano e eu com a Lehrerin Krisztina

No fim da aula a professora passou duas músicas de Natal muito legais: O Tonnenbaum (Árvore de Natal) e essa abaixo que eu acho linda!


Stille Nacht, heilige Nacht!




À todos que já estão de férias do trabalho ou escolares, aproveitem muito, descansem e/ou passeiem bastante!

15 comentários:

  1. Olá Dani, a língua nao é fácil mesmo. Chegamos aqui com o nosso B1 bem feio. Só meu marido falava bem o alemao. Mas depois de quase 3 anos, agora estamos afiados. As crianças na escola estao uma beleza, eu terminei até o C1. Nao desanime, leia bastante nas férias e troque diálogos com o seu marido. Nada de português, heim!!! Beijos e boas férias!! Vai para o Brasil?

    ResponderExcluir
  2. O Deutsch é complexo mesmo Dani, acho super legal vocês estarem aprendendo.

    Fiz curso assim que cheguei, mas não continuei pois engravidei e enjoei até do meu casaco, imagine só?!

    Estou esperando vaga na creche para o meu menino, e assim que ele começar irei voltar as aulas.
    Eu sempre gostei da língua, acho tão forte e as declinações me deixam surpresa. Hahahahahaha...

    90% do que sei aprendi sozinha, vendo tv, lendo revistas, jornais, com dois dicionários que tenho, já que meu marido não fala mesmo comigo em hochdeutsch e aqui em Viena eles falam em dialetos (eu não suporto).
    Há um tempinho consegui assistir um programa inteirinho e entender todo, eu quase dei uma festa por isso.

    Quando a coisa aperta o que salva é o ingles, mas eu vou sair daqui craque, disso não abro mão. Quero fluência!

    Não encana não, pois quando você menos esperar irá estar fluente e será natural.

    Beijocas e boas férias :)

    ResponderExcluir
  3. Dani, lindas músicas!!! Clássicas de natal! Qto ao alemão...difícil mesmo!!! Falo outras tantas mas alemão nunca me arrisquei...rsrsrs
    Fico muito feliz que goste de meu trabalho!!! Estou sempre a sua disposição!! Boas férias e aproveite o frio como pode!!! Sabe que aqui está frio tbém?!! Verdade!
    Beijos, querida!! Bela

    ResponderExcluir
  4. Angela e Ana, vcs, mas do que ninguém sabem da dificuldade em aprender o alemão, né...mas eu não vou desistir não...
    Angela, eu vou para o Brasil sim, passar as férias lá :)

    Bela, mãos de fada, hehehe, adoro essas clássicas de Natal tbem!
    Pois é, tô sabendo que por aí ta mais parecendo inverno do que verão...esse nosso clima é maluco mesmo.

    Bjs para as 3!

    ResponderExcluir
  5. Dani, primeiramente, aproveite o nosso Brasilzão!!! E deixe pra retomar o alemão quando voltar de férias. Venha praticar seu português.
    Tb estou nesta barca de aprender esta linguinha kompliziert, mas nada como um dia após o outro... Um dia estaremos fluentes!
    Um abraço, boa viagem a vocês e Felicidadesss!
    Márcia

    ResponderExcluir
  6. Admiro pessoas como você! Que lindo este video!!! Boas férias! Obrigada pelo recadinho lá o blog, você é muito fofa! Bjs

    ResponderExcluir
  7. Alemão e mesmo dificílimo....ja tentei estudar, mas acabei desistindo Fiquei no básico mesmo! boas ferias!

    ResponderExcluir
  8. Dani
    É difícil mesmo e imagino que deve ser o maior aperto aprender mas não desiste não, durante as férias tenta ler algum livro e falar com alguém mais chegado. Marido nem sempre vale pois a paciencia deles normalmente é pequena. Mas não desiste vc vai ver que de repente vc está craque.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  9. Dani, tem selinho pra você lá no blog!
    http://migre.me/2Z04x
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Dani!
    Obrigadapelos teus recadinhos lá no meu blog, eu ando meio sumida, mas logo estarei de volta a ativa!
    Aprender outra língua nunca é fácil e imagino que o alemão seja complicado mesmo, mas deixe para pensar nisso quando voltar das férias!!!!
    Beijos e ótimas festas pra ti flor!!!
    Mônica
    barcelonamiamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Querida Dani, obrigada pelos votos de Natal! Tudo de bom para vcs! Aproveite bastante as férias no Brasil! Beijos

    ResponderExcluir
  12. Verdade, Dani! Ela adora que digam que está cheirosa!!rsrsrs...
    Um lindo e quentinho (se possível...) final de semana para vcs!! Bela

    ResponderExcluir
  13. Já sou sua fã so por vc falar o basico...kkkkkkk..pense numa linguinha "desgraçada"( no melhor sentido,hehehe)....
    kkkkkkkkkkkkk..
    beijokas, curta as ferias,e um otimo fim de semana!!!
    ;-)

    ResponderExcluir
  14. Nossa menina, parabéns por ja ir falando algumas muitas palavras, meu bem. Porque eu qdo ouço o alemão me dá até tontura, parece muuito dificil. Parabéns
    Minha cunhada daqui, nasceu e viveu na alemanha ateh a adolescencia, e fez facu de Letras (Ing e Alem) e fala que eh uma beleza, mas eu fico de boca aberta, soh entendo os "zes"..hihihi
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Olá, cheguei no teu blog através da caixinha da Adri. e encontrei muit gente conhecida...rsrsrs Nossa "deutsch", sei o quanto é difícil, mas é assim, um dia agente chega lá. rsrsrs Boa viagem.

    ResponderExcluir