quarta-feira, 23 de março de 2011

Berlim

Portão de Branderburgo, símbolo de Berlim

Desde que nos mudamos para cá, temos planos de conhecer algumas cidades em especial, e esta era uma delas, Berlim, a capital da belíssima Alemanha, me surpreendeu! Eu já esperava ver/ler/ouvir/vivenciar muita história por lá, mas foi melhor e mais emocionante do que pensei. Apesar da Alemanha ter, na maioria das vezes, histórias mais tristes do que alegres para nos mostrar, faz parte da história e não temos como fugir dela, e eu me interesso muito sobre isso, ter a oportunidade de ver tudo de tão perto é emocionante e, dependendo do acontecimento, chocante!


Memorial do Holocausto, projetado pelo arquiteto Peter Eisenmann em homenagem aos judeus mortos na II Guerra Mundial pelos nazistas. O memorial conta com 2711 lápides de várias dimensões.

Parlamento de Berlim (Bundestag), reformado em 1999, lindo por fora e dizem que por dentro também, nós não conseguimos entrar, pois a visitação estava fechada devido a ameaça de ataque terrorista.

Grosse Stern, um dos monumentos mais importantes de Berlim, se encontra na grande rotatória do Tier garten, desde 1873. Na ponta do monumento está a "deusa da vitória", que representa a vitória da Prússia contra Áustria, França e Dinamarca.


Fabiano com o maior pedaço do muro que sobrou, e na frente o agora museu Topographie des terrors, onde antigamente eram os quartéis generais da Gestapo e SS.

Museu Topographie des terrors - Vale muito a pena conferir, a entrada é gratuita e conta toda a história da guerra, de 1933 até o seu fim.

Em toda a cidade ficou marcado com paralelepípedos onde passava o muro de Berlim.

Um pedaço do muro ainda de pé

Museu Haus am checkpoint Charlie - conta toda a história da construção do muro, as tentativas de fugas e fugas das pessoas. Lá se encontram objetos usados na época, carros e muita história, também vale a pena conhecer. A entrada custa 14 euros por pessoa.

Foto tirada da igreja em ruínas, Kaiser Wilhelm Gedächtniskirche - Igreja da Memória , que agora está sendo restaurada. Esta "sobreviveu" a II Guerra Mundial.

Interior da igreja nova, construída ao lado da Kaiser Wilhelm Gedächtniskirche.

Tiergarten - um enorme parque que foi criado como uma área de caça reservado aos príncipes da Prússia. Hoje em dia é um parque público e o mais antigo de Berlim.

Berliner Dom - Catedral de Berlim é a maior igreja protestante da cidade. Esta foi bombardeada e destruída durante a II Guerra Mundial, foi reconstruída e reaberta em 1993. A igreja é linda, cheia de detalhes, imperdível!

Berliner Fernsehtum, antena de televisão de Berlim. Um símbolo também antigo de Berlim, a torre pode ser vista de todo o centro da cidade. Pode se fazer a visitação, dizem que é muito legal, nós não fizemos, pois faltou tempo...

Sowjetisches Ehrenmal - Memorial ao Soldado Soviético, este é o maior monumento que se encontra no Tiergarten, é uma homenagem a 300.000 soldados soviéticos mortos durante a guerra.

Schloss Charlottenburg é o maior palácio de Berlim, e a antiga residência de verão da rainha Charlotte. Depois de ser praticamente destruído durante a guerra, ele está como nunca! Beleza e muita paz é o que se encontra lá.

Estação Central de Berlim (Berlin Hauptbahnhof) encontra-se ao lado do Tiergarten, é a maior estação de trem da Europa.

Universidade de Berlim


Museu Alte Nationalgalerie - este é um dos museus de arte que se encontra na 'Ilha dos museus' em Berlim. A sua fachada impressiona pelas belíssimas estátuas e se destaca dentre os outros que o rodeia.


Ufa! Acho que nunca visitei um lugar com tantos pontos turísticos como Berlim...valeu a pena!

Não posso deixar de registrar aqui e dar a dica de hotel e restaurante. Nós ficamos no hotel All seasons e jantamos no restaurante Vino e libri, indico os dois para quem for a Berlim, eu adorei!



Fontes: google.com




Deixo aqui um vídeo para quem não sabe, ou não lembra, de como e porque foi construído o muro de Berlim e do dia de sua queda:


Fonte: you tube

15 comentários:

  1. Olá fofs!...Que saudade de vc...rs...Deve ter sido incrível ver o muro tão de pertinho,né?Assisti ao vídeo e chorei!!Sei lá!..Vcs devem ter sentido uma energia por lá,não!?

    Adorei o post amiga,

    Bjs e boa noite pra vc!!...Rs

    ResponderExcluir
  2. Dani, que post bacana!! Não conheço a Alemanha ainda. Já anotei suas dicas!
    Mostre sempre as imagens de suas viagens!! Adoro ver tudo!
    Beijos!!!
    Bela

    ResponderExcluir
  3. Que delicia amada!!! Não conheço a Alemanha, mas tenho vontade...ai...viajei com vc neste post...adorei!!! Beijos linda! Re

    ResponderExcluir
  4. Olá Dani, Berlim é única. Adoro passear por lá. Pegamos o carro e em 4 horas estamos lá! Lindo post, adorei! Beijos e um ótimo dia.

    ResponderExcluir
  5. Oieee...aiiii..Berlim respira historia e muitas emoções,de todos os tipos e lados..bem como vc falou,nem sempre as melhores..mas é historia e deve ser magnificico conhecer um lugar assim!!
    As fotos belissimas,como sempre! ;-)
    beijos,otima quinta!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi amada! Passei pra mandar um beijão e dizer que amo suas visitas e recadinhos! Obrigada sempre! Re

    ResponderExcluir
  7. Você é uma linda né? Sempre tão querida...muito obrigada pelo carinho, amamos seu recadinho!! Beijos meu e da Sophia! Otimo finde!!

    ResponderExcluir
  8. Que maravilha, quanta história em uma cidade só! E os alemães souberam muito bem contar a sua história trágica de modo digno, é realmente um povo admirável!
    Beijo
    Adri

    ResponderExcluir
  9. Dani, adorei rever alguns monumentos. Conheci Berlim e amei, alias Alemanha é maravilhosa.
    bj

    ResponderExcluir
  10. Que bom conhecer os lugares sob a ótica de outras pessoas! obrigada! bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  11. ôôôhhh fofa!...Pensa num camaleão ou numa cobrinha trocando a pele...Pensou?...Então já me viu...Hahahah

    E o mistério que me é peculiar...Hein?!...Hein!?...Naaaaada de fotos...hahha

    Bjs amigaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  12. Obrigada queridona!! O desfile foi muito lindo..logo, logo a Talitah publica as fotos!! Beijos muitos. Re

    ResponderExcluir
  13. Oi Dani, obrigada pelo comentario lá no blog! :)

    Eu sempre quis conhecer a Alemanha e ver de perto tudo isso que vc mostrou. Lindas fotos!

    Abraços,

    Lu

    ResponderExcluir
  14. Oi Dani,

    eu não conheçoa Alemanha e tenho muito vontade. Um dia ainda vou curtir um passeio desse como o seu. Maravilha, né? Um banho de cultura.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Ainda quero muito conhecer Berlin, mas ainda néao deu...
    Você acha que em quantos dias podemos ter uma idéia geral da cidade?

    ResponderExcluir